ATLANTIC GAMES

A competição náutica dos jovens europeus

O Sucesso dos Atlantic Games de St Nazaire

A 22º edição dos Jogos Atlânticos ocorreu em Saint-Nazaire, de 27 a 31 de agosto.

A semana arrancou com a conferência DAWN -Development of Atlantic Watersports Network, organizada pelos parceiros do projeto (nomeadamente CROS Pays de la Loire, Spanish Surf Life Saving Federation, Irish Surfing Association e a CIM Alto Minho), versando sobre o contributo dos desportos náuticos e da educação marítima, no desenvolvimento marítimo do Espaço Atlântico, contando com a participação de cerca de 180 participantes e com a presença de representantes da Comissão do Arco Atlântico e da Conferência das Cidades do Arco Atlântico .

Após a realização da Cerimónia de Abertura, cerca de 350 participantes, membros de 15 equipas nacionais, regionais ou locais, oriundas de Espanha, Portugal, França, Irlanda, Alemanha e Itália, reuniram-se, nesta conhecida cidade marítima, para competir em diversas provas desportivas, de surf life saving, natação com barbatanas, natação em águas abertas, remo, canoagem e vela.

Os jovens atletas participaram com entusiasmo nas diversas competições, organizadas pelo CROS Pays de la Loire, suas ligas e clubes regionais, que para além de terem sido muito disputadas, promoveram o espirito de equipa, o convívio e o “fairplay”.

A modalidade de Surf Life Saving, com 81 participantes e 9 equipas, foi o desporto emblemático desta edição.

A equipa do Pays de la Loire, vence em quase todos os desportos, com 14 medalhas de ouro. Em segundo lugar fica a delegação alemã, vencedora em surf life saving (8 medalhas de ouro) e em terceiro lugar fica a delegação portuguesa, da cidade de Viana do Castelo (segunda em canoagem e remo, com 6 medalhas de ouro). Seguem-se aos três primeiros lugares, a Nouvelle Aquitaine (6 medalhas), a equipa italiana do Trentino (5 medalhas), a equipa da Bretanha (4 medalhas) e da Cantábria (3 medalhas).

A realização desta 22ª edição veio impulsionar de novo os “Atlantic Games”, que não se realizavam há dois anos (2016 e 2017)., assim como a participação dos jovens europeus que praticam desportos náuticos.

De futuro, os “Atlantic Games” passarão a ser realizados bianualmente, em 2020 e 2022, encontrando-se em aberto várias possibilidades de locais de realização (Espanha, Portugal, Irlanda ou França).

Organizados pelo CROS Pays de la Loire, os Jogos Náuticos do Atlântico de 2018 tiverem um forte apoio institucional do município de Saint-Nazaire, da região de Pays de la Loire e do Conselho Départemental de Loire-Atlantique.