Viana do Castelo acolhe Jogos do Atlântico entre 13 e 17 de julho de 2020

Viana do Castelo foi a cidade escolhida para acolher a próxima edição dos Jogos do Atlântico, que acontecem entre 13 e 17 de julho de 2020 e deverão envolver mais de 300 atletas. Os Jogos do Atlântico assumem-se como o festival de desportos náuticos para a juventude europeia, com o objetivo de promover as atividades marítimas através de uma competição internacional para a juventude. 

Em Viana do Castelo, que acolhe os Jogos do Atlântico pela terceira vez, vão marcar presença atletas de cinco países, entre Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda.

Os Jogos Náuticos do Atlântico têm a ambição de ilustrar e promover esta competência náutica específica das regiões, promovendo a emergência de novos intercâmbios entre povos.

A competição, que iniciou em 1995, reúne habitualmente entre 300 a 400 jovens atletas, que competem em modalidades variadas, como vela, remo, canoagem, surf, natação em águas livres, entre outros, tentando colocar a sua cidade ou região no mais elevado lugar do pódio.

 Fundado em 1996, o Comité Internacional dos Jogos Náuticos Atlânticos tem como objetivo o desenvolvimento dos desportos náuticos no Espaço Atlântico, desenvolver os intercâmbios desportivos e culturais e as relações de amizade.

Tendo como base a sua matriz internacional, os Jogos do Atlântico assumem-se como uma experiência desportiva enriquecedora para o crescimento dos jovens atletas que ambicionam competir a nível mundial e olímpico.

Os Jogos Náuticos Atlânticos fazem parte dos eventos que, a cada ano, destacam os pontos fortes marítimos e náuticos das regiões do Espaço Atlântico europeu. As semelhanças entre esses países e regiões são numerosas: banhadas pelo mar e sujeitas ao clima oceânico, estas regiões são ricas em paisagens magnificas e variadas, da Escócia à Galiza, passando pela Irlanda, Portugal e Grã-Bretanha, entre muito mais. Todas estas áreas estão imersas nas suas origens e fortes identidades celtas e oceânicas, preservando e estimulando a sua dimensão marítima.